-
Arquitetos: Bjarke Ingels Group, Carlo Ratti Associati
- Área: 93000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Finbarr Fallon
Descrição enviada pela equipe de projeto. CapitaSpring é um oásis de arranha-céus de 280 metros de altura que continua o urbanismo vertical pioneiro da cidade com um bairro diversificado de restaurantes, escritórios, uma residência com serviços Citadines e jardins suspensos do térreo até o 51º andar. Em 2018, o edifício recebeu as certificações Green Mark Platinum & Universal Design GoldPLUS pela Building and Construction Authority of Singapore.
Localizado no coração do distrito financeiro de Singapura, no local de um antigo estacionamento público e um centro de vendedores ambulantes, o arranha-céu de uso misto de 93.000 m2 é definido por uma interação dinâmica de linhas ortogonais, vegetação exuberante e texturas contrastantes.
Em várias fachadas, os elementos verticais que compõem o exterior do edifício são separados para permitir vislumbres dos oásis verdes que florescem da base, do núcleo e do “jardim do céu”. A torre reforça a reputação de Singapura como cidade-jardim, abrigando mais de 80.000 plantas, com taxa de cobertura vegetal de mais de 1:1.4 – traduzindo-se em uma área total ajardinada de mais de 8.300 metros quadrados, equivalente a 140% de sua área de terreno.
No nível da rua, CapitaSpring restaura uma parte da historicamente significativa Market Street para o domínio público, tornando o trecho para pedestres e criando uma área ajardinada expandida que cria um novo espaço verde no CBD de alta densidade para os inquilinos e transeuntes vizinhos.
Caminhos sinuosos do jardim criam entradas naturais para o City Room, um generoso espaço aberto de 18 metros de altura ao pé da torre que protege da luz solar tropical e das chuvas e recebe os inquilinos em ambientes separados para escritórios e residências, bem como compradores e clientes no centro de alimentação dentro do pódio da torre. O icônico Market Street Hawker Center é recriado no segundo e terceiro andares do edifício com 56 barracas de comida – solidificando o local como o coração pulsante da experiência culinária da cidade e o papel que desempenha na manutenção da cultura e da comunidade local.
Os primeiros oito andares da torre são dedicados à residência com serviços, incluindo uma ampla gama de instalações, como piscina, jacuzzi, pista de corrida, academia, cozinha social, sala de moradores e churrasqueiras. Os 29 andares superiores oferecem espaços de escritório premium com vista panorâmica do Rio Singapura e da Baía da Marina.
No centro do edifício, entre os escritórios e residências, estão quatro níveis conectados que formam um ambiente chamado “Green Oasis” – um jardim ao ar livre de 35 metros para trabalho, passeios casuais, relaxamento, exercícios e eventos. O Green Oasis entrelaça a natureza verticalmente na arquitetura e satisfaz as limitações espaciais do local, ao mesmo tempo em que garante aos inquilinos e moradores acesso abundante a espaços verdes – animando a suavidade elegante da arquitetura atual com a onipresente natureza tropical da região.
O Green Oasis imita a hierarquia de plantas das florestas tropicais; o crescimento hierárquico das folhas das plantas está em relação direta e proporcional à disponibilidade de luz dentro das camadas da vegetação. Plantas tolerantes à sombra com folhas grandes são encontradas no “chão da floresta tropical”, exigindo a menor quantidade de luz direta. Movendo-se em direção à camada do dossel – o “telhado” da floresta tropical – as árvores são definidas por sua estrutura de folhas menores.
O jardim na cobertura do CapitaSpring, com vista para a cidade, abriga a 1-Arden Food Forest. Atualmente, mais de 150 espécies de frutas, legumes, ervas e flores, são cultivadas em cinco parcelas temáticas para abastecer os restaurantes do edifício com verduras frescas.
O edifício também possui instalações de apoio que convergem com a visão de transporte sustentável do Plano Verde de Singapura 2030, incluindo 165 vagas de bicicletas, vestiários totalmente equipados e uma ciclovia de 600 metros ao redor do perímetro do edifício ao longo da Rua Malacca e da Phillip, que faz parte da rede de ciclismo da Área Central e se conecta à maior rede de ciclismo de Singapura.